códão - meaning and definition. What is códão
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is códão - definition

CODIFICADOR DO TRINUCLEOTÍDEO
Códon; Codões

Codão         
Na genética molecular, um é uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido, ou indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm; onde cada conjunto de três bases consecutivas é responsável pela codificação de um aminoácido.
códon         
sm (ingl code+on) Genét Seqüência de três nucleotídeos do ácido ribonucléico mensageiro que, na síntese da proteína, representa a codificação da informação genética para um aminoácido ou para terminação da cadeira polipeptídica.
Codão de terminação         
CÓDON QUE NÃO TRADUZ AMINOÁCIDO, MAS INDICA O FIM DA TRADUÇÃO
Códon de parada; Códon de terminação; Codão de parada
thumb|Esquema de uma [[Fase de leitura aberta, que inclui o codão de iniciação (ou start) e o de parada (ou stop).]]

Wikipedia

Codão

Na genética molecular, um codão(pt-BR) ou códon(pt-PT?) é uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido, ou indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm; onde cada conjunto de três bases consecutivas é responsável pela codificação de um aminoácido.

Sempre que uma proteína vai ser sintetizada pelo ribossoma, a sequência correspondente às três bases do codão do RNAm vai ser posicionada pelo ribossoma e a molécula de aminoácido correspondente será trazida até o ribossoma pelo RNA transportador específico, possuidor de um anticodão num determinado sítio, que emparelha com o codão do ARNm, e de um braço ao qual se ligará um aminoácido específico.

Desta forma, uma proteína formada por 200 aminoácidos é derivada de uma molécula de RNA com, no mínimo, 600 bases nitrogenadas. De forma análoga, o DNA que originou esta sequência terá, pelo menos, 1200 bases, pois possui uma estrutura de dupla fita, enquanto o ARN tem fita simples.

Uma cadeia polipeptídica nascente, ou seja, acabada de sintetizar, tem sempre como aminoácido inicial a metionina. Isto deve-se ao facto de, a nível do RNA, o reconhecimento do gene que codifica para essa cadeia polipeptídica ser feito identificando um determinado codão a jusante de uma zona promotora de expressão. Esse codão é o conjunto de bases ATG e é denominado codão de iniciação (da transcrição) ou start.

A RNA polimerase, enzima responsável pela transcrição do DNA, não poderia concluir a sua actividade se não existisse também um codão que identificasse o fim do gene – o codão de terminação ou stop. Este pode ser qualquer um dos conjuntos UAA, UAG ou UGA.

Como existem 4 bases (A, C, T e G), existem 4x4x4=64 diferentes combinações de 3 bases formando codões. No entanto, o número de aminoácidos codificados é apenas 20. Esta discrepância é devida à chamada degenerescência do código genético: um amoácido pode ser codificado por mais do que um codão. Outro exemplo desta degenerescência foi ilustrado acima com o código para terminação: esta pode ser feita recorrendo a um de três diferentes codões. Note-se que o inverso não é verdadeiro, ou seja, um determinado codão só pode dar origem a um determinado aminoácido.